Joana Barra Vaz

Apresentação de "Mergulho Em Loba" de Joana Barra Vaz no Teatro do Bairro, Lisboa - 29 de Setembro de 2016.

“Mergulho em Loba” de Joana Barra Vaz foi editado no dia 30 de Setembro pela Bi-Du-Á. Um dia antes, Joana Barra Vaz e a banda f l u m e apresentaram oficialmente o seu primeiro longa duração no Teatro do Bairro.

“Mergulho em Loba” é a continuação da trilogia “flume” iniciada com “Passeio Pelo Trilho” (2012). A trilogia tem uma forte influência geográfica e, neste caso, o nome não esconde a sua principal inspiração: o mar.

Escrito e composto entre 2012 e 2013, “Mergulho em Loba” é um disco de perguntas, uma viagem sonora com momentos de dança e de introspecção. Foi produzido por Joana Barra Vaz, Luís Nunes, e José de Castro; conta com arranjos de David Pires, Joana Barra Vaz e da Banda f l u m e II : David Pires, David Santos, Ricardo Jacinto, José de Castro, João Gil, Ana Nagy, Mário Amândio, Gabriel Correia e ainda com a participação de Selma Uamusse no tema “Tanto Faz”.

O disco foi gravado entre os Estúdios Iá por Bernardo Barata (Diabo na Cruz, Oioai), Alvito “Road” por Luís Nunes (Benjamim), a Sociedade Musical União Paredense, Estaminé e em casa de Joana Barra Vaz pela própria e misturado por Tiago Gomes de Sousa e será editado pela mui recente Bi-DU-Á.

Eis o que diz a Joana sobre aquela noite:
"Eu sei bem que não há palavras para dizer o quanto estes dias significam para mim, para nós, e certamente que não vou conseguir num simples post do "livro das caras" descrever o coração e a entrega de cada um dos envolvidos que entraram, entram, e entrarão neste barco para uma viagem salgada e solarenga. O disco, esse, dedico-o à minha querida Avó Fernanda, por cada palavra sábia, por cada mão-guia, por cada olhar franco, e por casa mergulho: a minha paixão pelo mar nasce nela. Grata a todos os músicos e casas-estúdios que abriram a porta sem hesitar: Bernardo Barata e José de Castro — vocês sabem o quanto a vossa amizade guinou o meu volante em direcção às canções, a felicidade que daí veio e mais uma vez, tenho a sorte de ter o vosso ouvido atento e seguro e um entusiasmo que contagia; David Pires, por toda a tua dedicação minuciosa a cada detalhe e intenção, pela tua impressão digital nos arranjos, e já agora por aquelas saladas deliciosamente temperadas (!), Banda f l u m e: David Santos, Ricardo Jacinto, e João Gil, Manuel Pinheiro,Tiago Chef, Tiago Raposinho, por tudo o que de vocês existe nestas canções, que é tanto e tão bom ouvi-lo e que não faria sentido de outra forma; Ana Carvalho Nagy por agarrar a minha voz e ma mostrar tal qual ela é, qual espelho — é um privilégio poder aprender contigo; Luís Nunes, por esse valente mergulho sem qualquer hesitação, pela tua ilha paradisíaca de Alvito, e por te juntares com tanta vontade e determinação a esta família de cúmplices; Selma Uamusse por todos os raios de luz, por esse teu coração gigante embalar a Tanto Faz!; Mário Amândio e Gabriel Correia pela doçura que percorre os sopros; Tiago Gomes de Sousa pela mistura que esculpiu este mergulho; Smup Parede por me ter permitido ser uma pirata e ser a primeira a ocupar o sotão mais catita da Parede e descobrir nele um tesouro; Pedro Costa e Cláudio Rêgo, por todo o vosso apoio na residência (e não só); FAMíLIA e AMIGOS, vocês sabem bem: "o que seria de mim sem esses braços a cuidar'"; Valeria Caboi por tantas danças e tantas que estão por vir!; João Só, Canal Q, Estúdio Zeco, Fred Pinto Ferreira por abrirem a porta dos vossos estúdios; Madalena Manzoni Palmeirim, Inês Pimenta, e Daniel Neto por entrarem nesta aventura; Pedro Dos Reis, Raquel Lains, João Vaz Silva: super equipa de sonho, sempre tão fieis e com tanta sabedoria a guiar-me por estes meandros, tão bom ser tudo assim, mano a mano; Maria João por todos os mergulhos que dão origem a outras viagens; e a todos os que tem apoiado, divulgado; à Antena 3 pelo Posto de Escuta e exclusivos, enfim...
Já vai longa a lista, eu sei (se me esqueço de alguém no calor do momento, perdoem): mas é precisamente por isso que o #MergulhoEmLoba não é um disco a solo.
Até já!"

Fotos By Luis Macedo Google+