Marta Ren

Marta Ren @ EDP Cool Jazz Fest 2016 * Concerto de Marta Ren & The Groovelvets - Oeiras - 21/07/2016

Marta Ren garantiu na passada edição do EDP Cool Jazz Fest (2016), a primeira parte de Stacey Kent, no dia 21 de julho.
O concerto realizou-se nos Jardins Marquês de Pombal, no centro da vila de Oeiras, em ambiente de festival com vários motivos de interesse para além da música.
Como é normal naquela zona, mesmo no verão, arrefeceu muito ao final da tarde e pela noite dentro, o que convidava a um som mais energetico. Foi exactamente isso que a Marta Ren e seus fantasticos Groovevelts tentaram fazer: aquecer um publico que, infelizmente, estava mais expectante dos sons calmos de Stacey Kent, do que propriamente da locomotiva do funk que é a Marta Ren e a sua banda.
Ainda assim, as coisas aqueceram, tanto em cima do palco, como fora dele. A locomotiva não parou e seguiu sempre a todo o vapor!

Há muito que a voz de Marta Ren se vem revelando pela sua força e estilo inconfundíveis, ao nível das grandes vocalistas negras da soul e do funk, pelos vários projectos por onde tem passado. Primeiro nos Sloppy Joe, depois nos Bombazines e, mais recentemente, na banda The Funkalicious, especializada em covers de temas clássicos da música negra, de Aretha Franklin a James Brown.
Em 2016, Marta Ren decide encarar o seu trabalho a solo. Os primeiros resultados são surpreendentes! “Summer’s Gone” é um excelente primeiro single, alegre e a remeter para uma sonoridade soul/rocksteady que parece mesmo ter sido produzida nos anos 60.
Todo o processo de gravação respeitou o método de produção old school dos anos 60/70, com microfones, gravadores e masterização em fita. Tudo orgânico, para preservar a sonoridade típica dos velhos tempos do funk. Além de soltar a sua voz selvagem, Marta Ren também é a autora das letras. New Max, dos Expensive Soul, assina as composições e é o produtor de serviço, numa escolha mais que óbvia que tem tudo para resultar.

Fotos By Luis Macedo Google+