Peixe:Avião

Reportagem Fotográfica do concerto de apresentação do 4º disco dos Peixe:Avião no Lux, Lisboa, 19 de Fevereiro de 2016.

Já esperava uma cenografia parca em recursos e perfeitamente de acordo com o design grafico do disco e em linha com o ambiente e fotografia dos últimos vídeos. Uma decoração minimalista com utilização de luz apenas para dar o ambiente base para o mais importante de tudo: a música dos peixe:avião. Foi por isso um concerto muito difícil de fotografar. Um grande desafio que por momentos levou à frustração de não conseguir captar numa imagem a intensidade da sonoridade desta banda.

Criados no verão de 2007 na cidade de Braga, os peixe : avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP “Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião”. Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns “40.02” (rastilho records, 2008), “Madrugada” (PAD, 2010) e “peixe : avião” (PAD, 2013). Com o disco homónimo foram nomeado para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós. A Blitz atribuiu-lhes o 2º lugar na lista dos melhores álbuns nacionais de 2013 e foram várias publicações especializadas que lhes atribuíram o 1º lugar na lista dos melhores discos de 2013, entre as quais a Vodafone FM e o jornal Expresso. Em 2014 compuseram música original para o clássico “Ménilmontant” de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.
Em 2016 regressaram com o seu 5º trabalho “Peso Morto” (PAD), no qual aprofundam o caminho aberto pelo disco homónimo de 2013.
Este disco foi gravado entre maio e outubro de 2015 nos Estúdios Valentim de Carvalho, em Braga, com produção da própria banda e de Nélson Carvalho, colaborador de longa data.
Os conteúdos quebram com as estruturas de canção e tornam-se mais experimentais e progressivas.

Os peixe:avião são:
André Covas
José Figueiredo
Luís Fernandes
Pedro Oliveira
Ronaldo Fonseca

Podem ver a reportagem em modoo “Access All Areas” aqui: AAA