Steve Vai

Reportagem Fotográfica do concerto de Steve Vai – 25th Anniversary of Passion And Warfare – Centro Cultural de Belem, Lisboa – 23 de Julho de 2016.

A digressão mundial de Steve Vai de comemoração dos 25 anos do lançamento do reconhecido álbum Passion and Warfare, considerado um dos melhores discos de guitarras de sempre, passou pelo CCB no passado mês de Julho de 2016.
Steve Vai, vencedor de vários Grammys, é mundialmente conhecido graças a temas como For The Love of God, Erotic Nightmares, The Animal, entre outros.
A atuação no World Guitar Festival no Canadá, a 28 de maio de 2016, marcou o arranque da digressão Passion and Warfare 25th Anniversary Tour que agora passará por Portugal. A digressão inclui ainda paragens na Escócia, Inglaterra, Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Polónia, França, Suíça, entre outros países.

“Este é o disco mais importante da minha carreira, acredito. Porque além de vir de uma fase bem antiga, ele tinha música muito diferenciada, excessiva e com vários tipos de guitarra. Eu vejo ele hoje de uma forma bem especial, musicalmente falando. Mas pelo sucesso que obteve naquela época, eu acho que foi realmente o trabalho mais importante da minha carreira.”

Passion and Warfare foi inspirado em uma série de sonhos do Vai, e marca o início de sua carreira-solo propriamente dita – Flex-Able foi lançado no mercado quando o guitarrista ainda estava envolvido em outros projetos. Assim, este pode ser considerado o primeiro álbum que ele mostra ao mundo o que era capaz de fazer quando deixava sua mente trabalhar livre de qualquer pré-conceito.
O próprio Vai afirmou em entrevista que o planeamento do álbum começou em 1982, mas foi arquivado por um período, depois de ele entrar no supergrupo The David Lee Roth Band. Ele só voltaria a pensar novamente no álbum em 1989, após deixar a banda.

Para gravar este álbum, Vai utilizou várias técnicas de gravação incomuns até então. Para o que viria a ser sua canção mais famosa, “For the Love of God”, ele jejuou durante dez dias e gravou a canção no quarto dia do jejum.
“Blue Powder” foi originalmente gravada em 1986, como uma canção de demonstração dos amplificadores Carvin, usando seu amplificador X-100B, e dando para a revista Guitar player em formato flexi disc. Vai foi apresentado para Carvin por seu mentor, Frank Zappa, que também usava o X-100B. As baterias foram posteriormente regravadas para o álbum.

A nova edição de 2CD, “Modern Primitive / Passion and Warfare 25th Anniversary Edition”, de Steve Vai reúne de temas clássicos e temas nunca antes editados.
O guitarrista e a Legacy Recordings comemoram, assim, o 25º aniversário de “Passion and Warfare”, um dos álbuns mais significativos da história da guitarra eléctrica, com uma edição especial do álbum que inclui o lançamento das canções e gravações de “Modern Primitive”. Baseado em esboços de canções e works-in-progress gravados e arquivados por Steve Vai, na sequência do lançamento de “Flex-Able”, o seu álbum de estreia, editado em Janeiro de 1984, a música de “Modern Primitive” foi revista e finalizada por Vai para este lançamento como um álbum completo. Já “Passion and Warfare” surge com as gravações originais remasterizadas e inclui ainda quatro temas bónus. Digitalmente, ambos os discos estarão disponíveis separadamente.

SETLIST:

Intro
-x-
Bad Horsie
The Crying Machine
Gravity Storm
Tender Surrender
-x-
Liberty
(virtual with Brian May)
Erotic Nightmares
The Animal
Answers
(virtual duel with Joe Satriani)
The Riddle
Ballerina 12/24
For the Love of God
-x-
The Audience Is Listening
(virtual duel with John Petrucci)
I Would Love To
Blue Powder
Greasy Kid’s Stuff
Alien Water Kiss
Sisters
Love Secrets
-x-
Stevie’s Spanking
(Frank Zappa cover) (virtual with Frank Zappa)
Build Me a Song
Racing the World

Encore:
Fire Garden Suite IV – Taurus Bulba