Deep Purple’s Long Goodbye

Deep Purple – Long GoodBye Tour – Meo Arena – Lisboa – 04/07/2017.

Os Deep Purple são uma das maiores bandas de sempre da história da musica e do Rock.
Nos anos mais recentes, têm-se alargado progressivamente a novas áreas do rock, evidenciando uma capacidade de crescimento e evolução que vai ao encontro de fãs que ainda não eram nascidos na época em que dominavam a cena musical. Os álbuns ‘In Rock’ (1970) ‘Machine Head’ (1972) e ‘Made In Japan’ editado em 1973, catapultaram a banda para o topo no mundo inteiro, com a música ‘Smoke On The Water’ a alcançar o estatuto de mega hit.

inFinite é o Vigésimo e último capítulo de uma carreira com mais de 120 milhões de álbuns vendidos, e que vendeu por si só mais de meio milhão de cópias tendo a banda vendido mais de 1 milhão de bilhetes para concertos desde a sua edição. E esta gingantesca tourne – “Long Goodbye Tour” – que se prolongará ao longo de 2018, será, muito provavelmente, a última oportunidade de ver os nomeados para a Rock N’Roll Hall of Fame e uma das bandas mais icónicas de sempre, na digressão de suporte ao seu novo álbum que foi editado nos primeiros meses de 2017 pela earMusic early.
Os vídeos “From the Setting Sun in Wacken” e “To the Rising Sun in Tokyo” atingiram, no mesmo dia, o 1º e 2º lugares na tabela de vídeos do Reino Unido, mostrando assim o fascínio que os espectáculos da banda exercem junto dos seus fãs.

Quase sete anos depois da sua última atuação em Portugal, os Deep Purple acabam assim, em Lisboa, a primeira parte da digressão. Seguem-se os Estados Unidos. Como Ian Paice já admitiu: “É uma digressão gigante. Poderá ser a nossa última, ninguém sabe o que vai acontecer. Mas não temos planos, mesmo que seja óbvio que já não temos 21 anos e isto fica mais difícil.”
Também em entrevista à Billboard, em Fevereiro, o baixista Roger Glover referiu: “Vamos deixar-vos fazer a vossa própria análise. (…) Ninguém quer parar, mas sabemos que eu tenho 71 anos, [o vocalista Ian] Gillan tem 71, e os corpos têm uma maneira de não acompanhar o cérebro ou a carreira”, lembrando ainda o enfarte do baterista Ian Paice em 2016.

O Meo Arena teve perto de esgotar numa noite cheia de energia do Rock mais puro de uma das bandas que faz parte do meu imaginário musical.
A formação dos Deep Purple em Lisboa: Ian Gillan na voz, Steve Morse nas guitarras, Roger Glover no baixo, Ian Paice na bateria e Don Airey nos teclados.
Eis o alinhamento do concerto:

Time For Bedlam
Fireball
Bloodsucker
Strange Kind Of Woman
Johnny’s Band
Uncommon Man
The Surprising
Lazy
Birds Of Prey
Hell To Pay
Don Airey Keyboard Solo
Perfect Strangers
Space Truckin’
Smoke On The Water
Encore:

Hush
Roger Glover bass solo
Black Night