Jamie Lidell

Concerto de Jamie Lidell no EDP Cool Jazz Fest 2017 – Oeiras – 26 de Julho de 2017

“Jamie Lidell & the Royal Pharaohs”, a banda de sete elementos que acompanhará Jamie, inclui entre outros elementos o baixista Owen Biddle, dos The Roots, e o baterista Daru Jones, que colaborou recentemente com Jack white.
Marvin Gaye e James Brown apresentam-se como uns dos nomes que constituem a cartilha pela qual Jamie Lidell se rege. O músico é por vezes até apelidado de ser uma espécie de Otis Redding mais tecnológico, caraterizando na perfeição o seu estilo muito próprio e que faz dele um génio musical da atualidade.
Jamie Lidell é caraterizado como uma mistura singular de soul, funk e eletrónica, um mestre do improviso com a tecnologia, fazendo sons percussivos com a voz, reproduzindo-os e alterando-os eletronicamente em tempo real.
Na sua passagem pelo EDPCOOLJAZZ, Jamie Lidell trouxe a mestria musical e, juntamente com a sua banda, reproduziu os seus melhores hits e temas do seu mais recente álbum “Building a Beginning”, editado em finais de 2016, com o lançamento prévio do single “Walk Right Back”. Este novo álbum é uma mistura de soul up e baladas reflexivas, considerado por alguns críticos como o seu melhor trabalho de sempre. Trata-se de uma celebração do nascimento do seu filho Julian — a quem dedica este trabalho — mas também (mais uma) mudança de cidade e de casa. Nasceu em Cambridgeshire, Inglaterra; mudou-se depois para Bristol, Brighton, Berlim — onde esteve nove anos; atravessou o oceano para se fixar em Nova Iorque; mas agora, aos 43 anos, assume a decisão “de adulto” de comprar uma casa para a família em Nashville.

O EDP Cool Jazz é um festival de música e série de concertos em Oeiras, Portugal, que conta com atuações de estrelas globais do jazz, funk, soul, rock e pop.
Todos os anos, mais e mais músicos acrescentam o seu nome à já grande e aclamada lista de artistas que fizeram parte deste festival. Entre aqueles a atuar este ano, encontramos nomes como The Pretenders, Jamie Cullum e Maceo Parker, que destacam o compromisso deste festival com a diversidade musical.
Os concertos decorrem nos pitorescos arredores do Parque dos Poetas e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, onde existe espaço para explorar, relaxar e gozar da grande variedade de exibições a decorrer durante este festival de duas semanas.