Rita Red Shoes

Concerto da Rita Red Shoes no EDP Cool Jazz Fest - Oeiras - 19 de Julho de 2017.

O mundo descobriu-a com “Dream On Girl”, a sua primeira afirmação a solo na colectânea “Novos Talentos – FNAC 2007” mas o seu percurso iniciou-se uns tempos antes quando, ainda “Rita Pereira”, integrou alguns projectos musicais dos quais se destacou o grupo Atomic Bees com o qual gravou, em 2000, o disco “love.noises.and.kisses”. Integrou ainda a banda de David Fonseca com quem gravou “Hold Still” incluído no disco “Our Hearts Will Beat As One”, o segundo disco a solo do músico.

A solo publicou três discos – “Golden Era” (2008), “Light & Darks” (2010) e este ano “Life Is A Second Of Love”. É no panorama musical actual um caso raro talento contando até à data com um impressionante conjunto de canções – “The Beginning Song”, “Choose Love”, “I Should Go”, “Captain Of My Soul” ou as mais recentes “Broken Bond” e “White Lies”, são apenas alguns dos exemplos do talento e sensibilidade de Rita Redshoes.

Ao vivo, efectuou apresentações em Portugal, França, Hungria, Bélgica, Holanda, Suécia e Estados Unidos. Em parceria com The Legendary Tigerman compôs as bandas sonoras ´da peça de teatro “O Jogador” (Tolstoi enc. Gonçalo Amorim) e dos filmes “O Facínora” (Paulo Abreu) e “Estrada de Palha” (Rodrigo Areias) com o qual recebeu o “Prémio Sophia” da Academia do Cinema Português entre outras distinções.

Her (2016)
Gravado em Berlim, nos estúdios Riverside, o novo álbum de Rita Redshoes teve a participação de alguns músicos de eleição: Knox Chandler, o guitarrista que também é o responsável pelos arranjos de cordas do disco e já trabalhou com bandas como os R.E.M., Depeche Mode ou Siouxie and the Banshees; Earl Harvin, o baterista norte-americano que já tocou com os Pet Shop Boys, The Pychedelic Furs ou Damien Rice, sendo actualmente o baterista dos Tindersticks; e Greg Cohen, baixista de jazz mais conhecido por pertencer ao quarteto de John Zorn, mas que tem tocado com uma lista infindável de músicos como Tom Waits, David Byrne, Elvis Costello, Bob Dylan, Laurie Anderson, Lou Reed, Anthonyand the Johnson ou Marisa Monte, só para enumerar alguns.

Na produção, “Her” teve a condução de Victor Van Vugt, produtor do seminal disco de Nick Cave, “Murder Ballads” e do disco de Beth Orton, “Trailer Park”, nomeado para o prestigiado Mercury Prize, vencedor de um Brit Award. Para além dos já referidos Nick Cave e Beth Orton, o produtor australiano já trabalhou com nomes como P.J.Harvey, Depeche Mode, The Fall, Billy Bragg ou Einsturzende Neubauten, só para citar alguns.

Ao 4.º disco, Rita Redshoes escreve e interpreta, pela primeira vez a solo, três temas em português, um dos quais em co-autoria com Pedro da Silva Martins. Este foi ainda o disco em que a artista mais instrumentos tocou: piano, omnichord, teclados e guitarra acústica.

Fotos By Luis Macedo
Google+