The Blues Experience

The Blues Experience (Budda Power Blues & Maria João) – Olga Cadaval, Sintra – 7 de Abril de 2018.

Considerados a melhor e mais importante banda de Blues nacional, os Budda Power Blues têm em Budda Guedes a figura mais notória do género em Portugal.
Com o trio como formação, Budda Power Blues são reconhecidos por frequentemente juntarem 3 vozes à guitarra, baixo e bateria, oferecendo uma massa sonora pouco habitual nesta formação.
Em 2016 foram seleccionados para representar Portugal pela primeira vez no European Blues Challenge, a banda liderada por Budda Guedes fortaleceu o seu papel como a melhor banda portuguesa de Blues.

Em 2017, após alguns concertos juntos, Budda Power Blues e Maria João decidem unir esforços e talentos na criação de um disco “a dois”. Budda assume as composições e letras e Maria João empresta a voz e todo o seu talento, para um disco intitulado Blues Experience (o 6º da banda).
Trata-se exactamente de uma experiência no mágico universo dos Blues onde Maria João deixa cair o seu registo icónico para se apoderar das canções e dar vida às letras, muitas das vezes em dueto com Budda, considerado o melhor músico de Blues do país.
A rudeza de Budda Power Blues alia-se à delicadeza de Maria João, encontrando-se algures num meio-termo para criar uma sonoridade própria e especial.
Falamos de um disco de Blues, mas desengane-se quem possa pensar que se trata de um exercício de estilo. Trata-se de Blues do século XXI, amplamente influenciado por todas as sonoridades que fazem parte do quotidiano de Maria João, Budda, Nico Guedes e Pedro Ferreira, os quatro intervenientes deste disco.

Em 2018 editam o seu 7o disco: “Back to Roots”. Neste disco procuram as possíveis ou imaginárias interferências que a cultura portuguesa possa ter tido no Blues. Trata-se de um disco de Blues fortemente inspirado na cultura lusitana, seja por temática lírica ou por retrato de paisagens, relatos de sentimentos, etc.
Mas não é só em Portugal que Budda Power Blues tem vindo a ganhar notoriedade. A carreira internacional do trio tem-se solidificado e intensificado desde o seu primeiro espectáculo internacional em 2013 no mítico Blues Garage (Hannover). Em 2014 foram seleccionados, de entre mais de 200 candidatos de todo o mundo, para representar Portugal no Cotai Jazz & Blues Fest em Macau. Foram cabeças de cartaz por duas vezes no festival Blues Express Luxembourg (2013 e 2014). Fizeram uma pequena tour na Letónia e Suiça, em 2015 (Palladium Rīga, Kuldiga Live Festival, Blue Balls Festival).

Discografia:
Back to Roots (2018)
Blues Experience (2017)
Budda Power Blues (2015)
One in a Million (2013)
KIND of GYPSYS (2010)
Busted (2008)
Wanted (2006)

Membros da banda
Budda: Voz e Guitarra
Nico: Voz e Bateria
Carl Minnemann: Baixo e Voz

Pode ver a reportagem “All Areas Access” AQUI.