Harlem Gospel Choir

Os Harlem Gospel Choir, que têm atuado regulamente no nosso país para lotações esgotadas, regressaram para mais uma tournée de Natal desta vez com um espetáculo de homenagem à falecida cantora Whitney Houston.
Um espetáculo que, para além dos temas mais emblemáticos do gospel, desta vez incluirá ainda as canções celebrizadas por Whitney Houston. Decorreu no Campo Pequeno a 6 de Dezembro de 2012.

Os Harlem Gospel Choir já actuaram ao lado ou em frente de alguns dos maiores nomes do planeta: de Nelson Mandela ao Papa João Paulo II, de Paul McCartney a Jimmy Cliff e Diana Ross, de Bono e dos U2 aos Simple Minds e aos Gorillaz. O talento deste colectivo é reconhecido por gigantes de diferentes quadrantes da música, exactamente porque representam o que de melhor esta cultura do gospel tem para oferecer.

Os Harlem Gospel Choir são o mais famoso grupo de gospel da América, facto comprovado pelo impressionante currículo que acumulou desde que foi fundado por Allen Bailey em 1986, depois de um momento de inspiração obtido ao assistir a uma cerimónia de homenagem a Martin Luther King.

O gospel tem a condição singular de ser ao mesmo tempo uma música de devoção e de celebração e por isso as actuações do Harlem Gospel Choir são sempre exuberantes e profundamente sentidas. Foram exactamente essas características que o presidente Obama teve em conta quando convidou os Harlem Gospel Choir para cantar na abertura da sua campanha. A benção parece ter resultado.