Alis Ubbo Ensemble

O Alis Ubbo Ensemble é uma formação recente no panorama cultural português que pretende explorar diversos trilhos artísticos, incluindo a interação entre várias formas de arte, alcançando assim uma vasta audiência. Tem como elementos fundadores os músicos Maria José Laginha e Paula Carneiro, violinistas; Sandra Moura, violetista; João Pires, violoncelista e ainda Teresa Macedo, actriz e cantora.

A primeira apresentação realizou-se no Jardim das Oliveiras no CCB, rodeado de crianças que escutaram uma versão das Quatro Estações de Vivaldi para quarteto de cordas e narração, tendo como cenário o rio Tejo.
A designação deste agrupamento homenageia Lisboa: Alis Ubbo é uma das primeiras denominações da cidade. Em cerca de 1200 ac os Fenícios fundaram uma colónia com o nome de Alis Ubbo, que em fenício significa “porto seguro" / "enseada amena". A colónia estendia-se da colina onde hoje se situam o Castelo e a Sé, até ao rio, que chamavam Daghi / Taghi ("boa pescaria" em fenício).

O seu projeto "Era uma Vez… As Quatro Estações de Vivaldi" apresenta esta obra musical numa versão para quarteto de cordas com a narração do texto de José Antonio Abad Varela acompanhada com a projeção de ilustrações de Emilio Urberuaga (álbum editado recentemente em Portugal pela Kalandraka).



By Luis Macedo
Google+