A Tribute to Frank Zappa

Apresentação do album "A Tribute to Frank Zappa" dos Brass Factory - Fórum Municipal Romeu Correia - Almada - 25 de Fevereiro de 2017.

A música do Frank Zappa veio ter até nós em 2011 numa encomenda da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a qual convidou o compositor Lino Guerreiro a transcrever algum repertório do Zappa para a formação de quinteto de metais. Na altura juntou-se logo bateria para "a coisa". Todos os anos tocamos este repertório 2 ou 3 vezes e acordamos sempre o bicho para investir mais e levar esta música mais longe. Foi numa "decisão" mais consistente que no final de 2016 surgiu a certeza de que o caminho era gravar um disco para levar esta música mais longe mas sentia-se falta de algo... entre muitas conversas surgiu a ideia de juntar uma guitarra eléctrica à formação e assim nasceram os "Brass Factory" deixando de ser um conjunto de solistas da Orquestra Metropolitana para passarem a ser um grupo, por agora de tributo a Frank Zappa.

CD gravado e pronto para apresentar ao mundo e fomos até Almada convidar quem quis fazer parte desta homenagem, em tom de Elegia e admiração ao Zappa! Com bastante ansiedade lá conseguimos ter uma casa muito bem composta e apresentamos pela primeira vez estes temas ao vivo (primeira vez porque juntamos a guitarra e tudo mudou eheh).

Os Brass Factory podem caracterizar-se por uma banda de malta que gosta do petisco, então como não podia deixar de ser no final do concerto fizemos um convívio com o público onde partilhamos várias bebidas/snacks e apresentamos uma cerveja artesanal dedicada ao Sr. Fernando da Zappa! Pela procura da mesma compreendemos que foi uma aposta ganha e temos de fazer mais. No próximo concerto é melhor despacharem-se a pegar uma ;)

Os Brass Factory são:
Sérgio Charrinho - Trompete
Ricardo Carvalho - Trompete
Rodrigo Carreira - Trompa
Reinaldo Guerreiro - Trombone
Adélio Carneiro - Tuba
André M. Santos - Guitarra elétrica
Marco Fernandes - Bateria

Texto de André M. Santos.
Fotos By Luis Macedo
Google+