Peso Morto

Reportagem "Access All Areas" da apresentação de Peso Morto dos Peixe:Avião, no Lux, Lisboa, 19 de Fevereiro de 2016.

Os peixe:avião é um projecto que me fascinou desde da primeira vez que ouvi album 40:02. Uma sonoridade e estilo muito próprios e diferente de tudo o que se faz por estes lados lusitanos. E desde dessa altura que ansiava poder ve-los, ouvi-los e fotografa-los ao vivo. Por este ou aquele motivo nunca se proporcionou que as vontades e destinos se cruzassem nesse momento até ao dia que soube da marcação da apresentação do novo disco em data disponivel para mim em Lisboa.
Falei de imediato com a super Raquel Lains para saber da possibilidade de acompanha-los na preparação do concerto e fotografar toda a azafama normal de montagem de palco, som, soundcheck e o concerto integral. A banda aprovou a minha ideia e acolheu-me de forma atarefada mas simpatica nas instalações do LUX-Fragil em Santa Apolonia, que também facilitou muito o meu trabalho.

Decoração minimalista mas grande preocupação com o som, ou não tivesse a cargo do Nelson Carvalho que também produziu o disco e com quem a banda tem trabalhado nos ultimos anos.
O facto de estarem tão atarefados ajudou ainda mais a que a minha presença se fizesse notar pouco. Facilita muito o tipo o meu estilo de contar a historia.

Montagem e Som decorreram de forma normal sem grandes stresses, na medida do que é possivel tendo em conta que se trata da apresentação ao vivo, pela primeira vez, de um novo trabalho. Nervosinho (mais que miúdo) esteve sempre presente.

Criados no verão de 2007 na cidade de Braga, os peixe : avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP "Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião". Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns “40.02” (rastilho records, 2008), “Madrugada” (PAD, 2010) e “peixe : avião” (PAD, 2013). Com o disco homónimo foram nomeado para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós. A Blitz atribuiu-lhes o 2º lugar na lista dos melhores álbuns nacionais de 2013 e foram várias publicações especializadas que lhes atribuíram o 1º lugar na lista dos melhores discos de 2013, entre as quais a Vodafone FM e o jornal Expresso. Em 2014 compuseram música original para o clássico “Ménilmontant” de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.
Em 2016 regressaram com o seu 5º trabalho “Peso Morto” (PAD), no qual aprofundam o caminho aberto pelo disco homónimo de 2013.
Este disco foi gravado entre maio e outubro de 2015 nos Estúdios Valentim de Carvalho, em Braga, com produção da própria banda e de Nélson Carvalho, colaborador de longa data.
Os conteúdos quebram com as estruturas de canção e tornam-se mais experimentais e progressivas.

Os peixe:avião são:
André Covas
José Figueiredo
Luís Fernandes
Pedro Oliveira
Ronaldo Fonseca

Podem ver todas as fotos do concerto aqui: Concerto

Fotografia By Luis Macedo Google+