Dengaz

Dengaz no Festival Sol Da Caparica 2015.
Dia 1, 13 de Agosto.

Oriundo da zona da Grande Lisboa (Cascais), Dengaz iniciou a sua carreira musical aos 14 anos, quando, juntamente com um grupo de amigos, fundou os Dinastia. Uns anos mais tarde, desligou-se um pouco do Hip-Hop, e voltou à musica como parte integrantre da banda de Reggae InnaStereo.

A par deste projecto, voltou a abraçar o Hip-Hop, focando-se no seu projecto a solo, que viria a resultar no lançamento, em 2010, do primeiro álbum intitulado Skill Respeito & Humildade, deixando uma marca clara no panorama músical português. Hoje em dia, e após o lançamento para download gratuito que excedeu as 50.000 descargas de um segundo trabalho intitulado “AHYA”, é nacionalmente conhecido pelos enormes hits “From The Heart”, “Encontrei” ou “Em Casa”, sempre acompanhado de nomes de referência no panorama nacional e internacional.

Palavras de Dengaz sobre o Festival Sol da Caparica: “Acho que, sinceramente, um cartaz completamente centrado na música portuguesa até já começa a merecer nem ser notícia. Claro que é fantástico, mas a música nacional está com uma força tão grande que isto é natural. O público quer ouvir histórias na nossa língua”, argumenta Dengaz. Quanto ao concerto, Dengaz deixa pistas importantes: “Devo estrear ali o meu novo single que já antecipa o álbum novo e claro que vou preparar algo especial com o meu irmão Marcelo D2. “Tamojuntos” vai certamente ressoar na Caparica”.

Se há artistas a quem a expressão “fenómeno” assenta que nem uma luva um deles será, sem a menor sombra de dúvidas, Dengaz. A sua carreira fez-se a pulso e apoiada na ideia de Skill, Respeito e Humildade que, aliás, deu título a um dos seus primeiros sucessos sérios. A carreira de Dengaz tem-se feito em contacto directo com o público e a sua ascensão tem sido sustentada por uma devoção real dos fãs que se revêm nas suas letras positivas. “From The Heart” ou “Eu Consigo” são êxitos porque toda uma geração se revê nas palavras de honestidade e no balanço que muito deve às ruas, ao Hip Hop e até ao reggae, outro género com que tem bastante afinidade.
O palco é mesmo o habitat natural de Dengaz que em Janeiro de 2015 conduziu uma enorme celebração no Coliseu dos Recreios ao lado de convidados como Agir ou Richie Campbell. Essa celebração foi fixada para a posteridade num registo ao vivo que já servirá de molde para este concerto. Mas Dengaz não é homem para grandes pausas e até avança que para depois do Verão o seu público poderá esperar um novo álbum de originais