Buika 2019

Buika 2019 – World Tour 2019 @ Coliseu dos Recreios, Lisboa, Portugal – 31 de Maio de 2019.
Presença recorrente em Portugal, já tive o prazer de ver, ouvir e fotografar esta voz natural da Guiné-equatorial (exilada em Palma de Maiorca), nesta mesma sala dois anos antes.
Desta vez, a banda, sonoridade e “feel” foi muito distinto do concerto de 2017. A presença de Concha Buika em palco continua a ser apaixonada, cativante e singular, assim como a sua inconfundível voz rouca, mas esta banda nada têm a ver com o passado Flamenco (apesar de estar lá também, de forma inegável), composta apenas por elementos femininos (incluindo a Técnica de Som) e com um forte cariz jazzístico. A banda: Yoonmi Choi da Coreia-do-Sul no piano, Porcia Rodgers do estado de Georgia, E.U.A. no baixo, Camellia Akhamie Kies do estado da Florida na bateria, Nicole Glover de Nova York no saxofone e finalmente Sarah Vingerhoedt como responsável do som.
E foi o novo disco ainda por lançar, o mote desta tournée mundial. Também incluído neste concerto foi o resultado da sua colaboração com Carlos Santana em “Africa Speaks”, álbum para alem de dar voz a praticamente todos os temas, também é autora de várias letras. E Buika não podia deixar de tocar alguns dos seus temas mais conhecidos como por exemplo “Jodida Pero Contenta”, “’Niña de Fiesta”, “Loca”, “Mentirosa” e “Mi Nina Lola”.

Sobre Buika:
“Luminous…magnificent…superb! – The New York times

Though compared to Nina Simone, Billie Holiday and Edith Piaf, she sounds like no one but herself – Los Angeles Times.

Buika belongs to a lineage of artists that is found very rarely. She only knows how to sing with her heart ripped apart – Pedro Almodovar.

I love this artist! Pure Passion and the most gorgeous texture in her voice – Alicia Keys

Quando os elogios sem limites chegam das bocas de Pedro Almodovar e Alicia Keys ou se estampam nas páginas de referência do New York Times e do Los Angeles Times, não se pode ignorar a artista que referenciam. Mas Buika é assim: capaz de, muito justamente, arrebatar as mais díspares cabeças. A cantora espanhola das ilhas baleares, agraciada com um Grammy Latino e duas vezes nomeada para os Grammy, apontada como “a voz da liberdade” pela NPR, veio a Portugal, paragem importante numa digressão em que estreou a sua nova banda formada apenas por mulheres.

A liberdade que a rádio pública norte-americana sublinhou espelha-se no seu abraçar do mundo através das línguas – canta em espanhol, francês, inglês, português ou até farsi e arménio -, mas também das sonoridades que explora nas suas canções e que vão do jazz ao reggae, da soul ao funk e de todos esses recantos ao “seu” flamenco. É por isso que Alicia Keys refere a paixão e a textura singular da sua voz, que o mais aplaudido cineasta espanhol sublinha que Buika não sabe cantar sem ser de coração rasgado e que os jornais mais importantes das duas costas americanas falam de luminosidade ou singularidade.
(Buika 2019 Wordl Tour)