Peixe:Aviao @ SBRB 2016

Reportagem "Access All Areas" do Concerto dos Peixe:Aviao no Festival Super Bock Super Rock 2016 - Palco Antena 3 - Lisboa - 14/07/2016

Semanas depois de ter fotografado a estreia de Peso Morto no Lux-Fragil (Lisboa), tive conhecimento de que estavam na programação do Palco Antena 3 no SBSR. Não estando totalmente feliz com as fotos que consegui no LUX - foi a primeira oportunidade de estar com a banda e equipa técnica e as condições não eram as ideias em termos de luz e espaço - não esperei muito tempo para contactar novamente a banda para efectuar um trabalho mais intenso em modo "AAA" mas num palco de um grande festival.
A resposta foi imediatamente positiva estando apenas condicionada pela atribuição da necessária acreditação pelo festival.
Fiz questão de estar presente e começar o trabalho com a chegada da banda de Braga ao espaço do festival e que apenas terminasse com a partida dos mesmos no regresso ao norte do pais - mais de 16 horas.
Deu para acompanhar praticamente todos os momentos possiveis num ambiente de festival: as esperas, o stress dos atrasos, o descanso, a montagem, o soundcheck, o convivio, as entrevistas e promoção, o concerto dentro e fora do palco, a desmontagem, etc.
Foi um dos trabalhos mais exigentes que tive oportunidade de fazer até hoje e foi um verdadeiro teste à resistencia da criatividade face a todas dificuldades de um trabalho tao intenso e longo.
Agradeço a abertura da banda e da equipa tecnica que me aceitou no seu seio e fez-me sentir sempre como parte da equipa - sem isto não é possível fazer este tipo de trabalho.

Criados no verão de 2007, na cidade de Braga, os peixe : avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião. Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns 40.02 (2008), Madrugada (2010) e peixe : avião (2013).

Com o disco homónimo foram nomeado para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós. Em Portugal, a grande maioria da imprensa especializada atribuiu o 1.º lugar na lista dos melhores discos de 2013. Em 2014 compuseram música original para o clássico Ménilmontant, de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

Em 2016 regressam aos discos com Peso Morto, no qual aprofundam o caminho aberto pelo disco homónimo de 2013.
Peixe:Aviao são:

André Covas – guitarras e sintetizador;
Luís Fernandes – guitarras e electrónica;
Pedro Oliveira – bateria e percussão;
Ronaldo Fonseca – voz e sintetizador
Zé Figueiredo – baixo e mellotron

Fotos By Luis Macedo Google+