QGLX & Teresa Macedo

Reportagem "AAA" do concerto do Quarteto de Guitarras de Lisboa - Cine-Teatro São Pedro - Alcanena - 21/05/2016

O Quarteto de Guitarras de Lisboa (QGLx) já existe desde 2006. Os primeiros 10 anos foram dedicados a fazer música instrumental quer de referencia do repertório guitarrístico ou escrita para nós. A primeira década de trabalho culminou no nosso primeiro disco (“Prima Luce”) que reúne apenas música de compositores portugueses contemporâneos.

Numa segunda fase, pesando talvez numa segunda década de vida, convidámos a cantora (e actriz) Teresa Macedo a juntar-se ao QGLx e iniciamos um trabalho conjunto e bem interessante. Fazer música cantada, com melodias simples e cativantes mantendo uma textura musical do “nosso” universo Erudito levantou-se como um desafio a ser ultrapassado.

Alcanena acabou por ser o nosso primeiro palco com este novo mundo musical. Estávamos nervosos mas ao mesmo tempo felizes e ansiosos. A casa estava bem composta para receber as nossas novas músicas (a saírem em álbum no 2º semestre de 2017). O concerto foi giro e animado, lembro-me de logo no inicio haver fumo em palco e o Pedro Luis que estava sentado do outro lado do palco descobriu um PC de luz perdido, virado ao contrário a queimar o palco. Durante esta azáfama, ainda nervosa, coube-me “entreter” o público como se “estivesse tudo bem”, quando viram um dos músicos a fugir de palco sem dizer nada. O Concerto retomou e o gelo quebrou-se rapidamente (talvez pelo calor do palco a queimar...). A Teresa subiu a palco e encantou com a sua voz, as nossas novas músicas ganharam vida e deram-nos a confiança de continuar o trabalho e pensar no próximo álbum.

Em breve mostramos mais músicas a todos!

André M. Santos

Os QGLX são:
André M. Santos | Guitarra
Miguel Vieira da Silva | Guitarra
José Dias | Guitarra
Pedro Luís | Guitarra
Teresa Macedo | Voz

Fotos By Luis Macedo Google+