“Always Look At the Bright Side Of Life!”… Aqui está uma frase emblemática para aqueles que são fans do humor inteligente e louco dos Monty Pythons: olha sempre para o lado positivo da vida… ou será o lado luminoso?!?… ou genial?!?
É uma premissa importante para garantir que estamos num bom caminho. Por um lado transmitimos uma energia positiva que inspira confiança e competência; por outro conseguimos manter uma focalização nas nossas próprias prioridades quando não nos deixamos afectar pelos acontecimentos menos bons da nossa vida, fazendo mesmo por usá-los em nosso beneficio, aprendendo com eles, melhorando as nossas capacidades e crescendo com isso.
É muito importante não levar-nos demasiado a serio e com esta postura encarar todas as dificuldades como oportunidades para melhorar, aperfeiçoar, aprender…
Não raramente (para não dizer na maioria das vezes), em termos profissionais, acabo por procurar o “lado brilhante das coisas”, ou não fosse a luz, a minha matéria prima fundamental. Existe sempre algo, quando não é praticamente tudo, que corre menos bem num trabalho fotográfico (e são tantas as coisas que podem correr mal): avaria de equipamento, o clima não é favorável, a luz é horrível, sujeitos ou objectos fotografados não colaboram, etc. Isto sem falar do que é intrínseco a qualquer criativo: falta de inspiração, incapacidade de concentração, níveis de confiança e/ou criatividade baixos, cansaço, etc.
Mas aquilo que aprendi e tenho aprendido em cada um destes momentos, é que, com a atitude positiva de que vos falo, acaba-se sempre ter um ou outro momento genial e conseguimos encontrar o tal lado “brilhante”.
Quantas vezes os projectos que pensamos não se concretizam, ou as dificuldades são tantas que acabam por deitá-los abaixo ou quando chegam ao fim trazem um resultado muito abaixo das nossas expectativas iniciais? E depois? Não será a primeira, nem a única vez que isso acontecerá. E querem saber a melhor: na maior parte das vezes é isso mesmo que acontece. Mas com o estado de espírito “Always Look At the Bright Side Of Life!”, aprendemos o que podemos e continuamos.
Isto serve de uma maneira geral para todos os aspectos da nossa vida. Mas cada um de nós pode aplicá-lo ao que achar mais importante em dado momento.
Procurar o lado positivo/inspirador/brilhante da vida. É uma excelente maneira de encarar os nossos dias. E todos nós temos alguma forma de necessidade criativa. E para isso é preciso ser-se positivo, deixar-se ser inspirado para depois brilhar.
Carpe Diem.
By Luis Macedo
Google+
Leave a reply